CAPACETE ABERTO: O uso na cidade da moto é tão perigoso quanto o uso em estrada, apesar da velocidade na cidade ser menor, por isso é normal se flexibilizar o uso de capacetes abertos na cidade até mesmo porque esses são menos quentes, especialmente no verão tropical, porém o código de trânsito obriga o uso de óculos "apropriados" em caso de capacetes abertos. Essa expressão não define claramente que tipo de óculos, mas na mão de um policial essa regra pode complicar seu passeio, é claro que o mesmo vale na estrada, mas se você estiver com um óculos que faça o contorno do rosto, isto é, que seja arredondado isso facilitará a visão especialmente porque você não vai ficar lacrimando pela ação do vento e pode ser um bom argumento junto ao policial "exigente".

 

CAPACETE FECHADO: O uso na estrada da moto sugere que se tenha mais precauções em função da velocidade ser maior e do trânsito dos outros veículos. O uso do capacete fechado é sempre mais aconselhável por ser muito mais seguro que o capacete aberto, mas a escolha do capacete fechado precisa obedecer uma regra básica sob pena de poder ser até mais perigoso que um aberto: Ele precisa SER JUSTO NA CABEÇA. E como saber se está justo ou não?

Justo na circunferência da cabeça, a numeração do capacete é dada por essa medida (pegue uma fita métrica e messa sua cabeça envolvendo a cabeça da testa até a nuca isso facilitará saber seu tamanho. Muitos capacetes importados vem com essa medida em polegadas para você converter centímetros em polegadas multiplique a medida de centímetros por 0,393701 e se você tiver a medida em polegadas e quiser saber seu equivalente em centímetros multiplique por 2,54;


Justo nas laterias (bochechas apertadas contra a espuma) o normal é suas bochechas ficarem apertadas o capacete só não pode ficar apertado na circunferência da cabeça senão você não aguenta meia hora!;


Quexeira (parte frontal do capacete) afastada no mínimo 2,5 cm de seu queixo;

OBS: para vereficar se o capacete está justo ou não peça para que alguém empurre-o pela

quexeira, o capacete não pode tocar seu queixo se isso acontecer experimente outro

modelo ou um tamanho menor pois em um impacto no chão seu capacete poderá fraturar

seu maxilar e é justamente essa a finalidade do capacete fechado proteger o rosto e o maxilar

do piloto contra choques;


Cinta: ela deve ficar justa abaixo do queixo sem sufocar, devendo fixar o queixo de baixo

para cima e não de baixo para trás;


Altura do capacete é a medida que ele tem de cima até as laterais (próximo ao ombro),

ser alto é mais seguro, pois em uma queda ele firma junto as proteções de ombro

do macacão e diminui o movimento da cabeça para os lados, evitando possíveis fraturas

de cervical.

Resumindo, o capacete ideal é sem dúvida o fechado por ser mais seguro o que não quer

dizer que o aberto não o seja, mas se você for andar em pistas de maior velocidade prefira

o fechado mesmo que sua moto seja uma custom, lembre sempre, a segurança deve estar

acima das preocupações estéticas.


 

Fonte: lesmas.com.br

 

 

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Capacete

A escolha de um capacete não deve se ater tão somente ao estilo de sua moto, mas principalmente ao uso que você for dar a sua moto. É de praxe que pilotos de motos tipo custom usem capacetes abertos e de motos esportivas usem capacetes fechados, mas essa não deve ser a regra apesar de que para todos o estilo conta muito!